O Estádio Olímpico João Havelange (Engenhão) foi reinaugurado na última quinta-feira (12), depois de passar por obras de adaptação e adequações elétricas que receberam investimentos de R$ 52 milhões da Prefeitura do Rio de Janeiro. O palco do atletismo e de oito partidas de futebol na Olimpíada e Paraolimpíada de 2016 teve alterada a sua capacidade - que passou de 45 mil para 60 mil espectadores -, trocadas as suas pistas principal e de aquecimento e a sua infraestrutura adaptada.
Neste fim de semana, o estádio passará por um evento-teste de atletismo, o Campeonato Ibero-Americano de Atletismo, que vai até segunda (16). Além disso, entre os dias 18 e 21 de maio será a vez do Open Internacional de Atletismo Paralímpico.
O estádio foi interditado em 2013. "No primeiro semestre de 2013, nos foi apresentado o laudo da empresa alemã SBP que condenava a estrutura da cobertura, mais especificamente os arcos e o telhado. Considerando a segurança, a Prefeitura chamou o Botafogo, a Federação de Futebol do Rio de Janeiro e comunicamos que faríamos a interdição do estádio. Após essa interdição, o consórcio que finalizou a construção do estádio contratou especialistas para desenvolver o projeto de reforço da cobertura, e a prefeitura nomeou uma comissão de notáveis para acompanhar a execução desse projeto e da obra de recuperação" relembrou Alexandre Pinto, secretário municipal de Obras. A obra terminou, apenas, no fim de 2015.
Fonte: PINIWeb | Infraestrutura Urbana | infraestruturaurbana.pini.com.br